O Teatro Romântico  

Posted by Formação do Ator/Atriz

Além da poesia e da ficção, obras do genero dramático também foram produzidas no Romantismo.
O teatro romântico define-se apoiado na tradição clássica do teatro de Shakespeare, no drama burguês e no teatro tradicional de algumas literaturas. No Romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (Tempo, espaço, ação); Passa-se do verso à prosa.
Com a transformação do teatro clássico, concebe-se um teatro moderno para os problemas humanos, morais, sociais da época. As peças representam multiplicidade de circustâncias e de personagem.
Com a vinda da familia real para o Brasil (1808) é que nasce rigorosamente o teatro nacional. Gonçalves de Magalhães e o ato João Caetano dos Santos são considerados os introdutores do teatro brasileiro.
Gonçalves de Magalhães escreve, em 1838, a primeira peça romântica no Brasil:
Antonio José ou o Poeta e a inquisição. A peça Leonor de mendonça, em três atos, escrita em prosa por Gonçalves Dias, revela a consciência do drama moderno. José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo são exemplos significativos da missão reformadora do teatro romântico.

This entry was posted on domingo, 9 de maio de 2010 at 07:20 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário